Festa do Morro da Conceição tem programação e novidades na 112ª edição

29 NOV 2016
29 de Novembro de 2016
Padre Renato, Padre Ulisses, Padre Mailson e Padre Daniel Augusto no Morro da Conceição
Padre Renato, Padre Ulisses, Padre Mailson e Padre Daniel Augusto no Morro da ConceiçãoFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro chega à 112ª edição com muitas novidades: uma das mais importantes é que 2016 marca o primeiro ano desde que a igreja foi elevada ao status de Santuário. Ao todo, serão 47 missas nos 10 dias de celebração, que começa a partir de 29 de novembro e segue até a data dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro. O destaque da programação musical é a cantora Fafá de Belém.

A Festa do Morro, como é conhecida popularmente, tem como um dos destaques neste ano a organização da passagem dos fiéis em frente à santa, para que todos tenham o seu momento de frente para a imagem. 

Outra novidade é a promoção, durante a Festa do Morro, de um dia de Ação Social, com serviços de utilidade pública e de saúde. Entre as atividades previstas estão exames clínicos e mamografia, fisioterapia, emissão de cartão do SUS, corte de cabelo e palestras educativas. A iniciativa será realizada no dia 2 de dezembro, das 9h às 16h, na quadra esportiva do Morro da Conceição - em frente à torre da igreja. 

Programação religiosa

As comemorações começam no dia 29 de novembro com a Procissão da Bandeira, com concentração marcada para 17h no Sítio Trindade. A saída será às 18h, com caminhada pela Estrada do Arraial e ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz. A subida para o Morro da Conceição será pela rua Itacoatiara até a praça da Conceição, onde haverá uma missal campal presidida pelo Reitor do Santuário, padre José Ulysses da Silva, e pelo párocodo Morro da Conceição, padre Renato Azevedo. 

No dia 8 de dezembro, serão celebradas missas a cada duas horas desde a meia-noite até 10h da manhã. A procissão de encerramento será a partir das 14h - o cortejo sairá do estacionamento da Prefeitura do Recife (PCR), no Cais do Apolo, às 15h. O percurso de 7 km seguirá pela ponte do Limoeiro e avenida Norte em direção ao Morro da Conceição, com missa campal solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, prevista para 18h.

Programação cultural

A programação cultural dá continuidade ao projeto dos últimos anos de ter participação apenas de shows religiosos. O destaque é a cantora Fafá de Belém, que sobe ao palco para abrir o ciclo de shows religiosos, realizados ao longo da Festa do Morro, sempre após a celebração do novenário, às 20h30. 

Entre as atrações está a participação deo padre Robson de Oliveira, padre do Santuário do Divino Pai Eterno - em Trindade, Goiás - que irá celebrar e cantar para os devotos no dia 7 de dezembro. Já o tradicional Morro Desce a Ladeira e Cervac serão no dia 5 de dezembro. Confira as atrações:

Dia 29 de novembro - Fafá de Belém
Dia 30 de novembro - Marcelo Mariano - Obra de Maria
1º de dezembro - Dudu do Acordeon e Viviane Arruda
2 de dezembro - Amanda Back
3 de dezembro - Coral do Movimento Pró-Criança e Cristina Amaral
4 de dezembro - Tributo a Maria
5 de dezembro - Morro Desce a Ladeira e Cervac
6 de dezembro - Banda São Francisco
7 de dezembro - Padre Robson de Oliveira
8 de dezembro - Padre João Carlos e Padre Damião Silva e Banda

Voltar